RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Pãezinhos Recheados com Geléia

Atendendo a pedidos, vou postar a primeira receita de pão!
Eu adoro fazer pão. É uma coisa que eu descobri a pouco tempo, e sempre que posso tento receitas novas (algumas dão certo, outras nem tanto..). Acho uma delícia trabalhar a massa com as mãos, contar com o maridão para sovar (é um sovador de primeira!), a expectativa enquanto esperamos a massa crescer, etc..


Essa receita eu vi em outro blog, da Patrícia Scarpin. Eu estou simplesmente apaixonada pelo site dela, cada receita maravilhosa, com fotos lindas, vale muito a pena a visita! Ainda vou dar muito crédito para ela aqui, porque já tenho uma lista enorme de receitas de lá para fazer!

Esse pãozinho me surpreendeu. Resolvi fazer já era 20h30 da noite, ficou pronto meia noite, e ficou incrível! Fofinho, levinho, delicioso. Para quem não tem muita experiência na arte da farinha e do fermento, é uma ótima forma de começar. Eu adaptei um pouco a receita original, mas ficou ótimo. Vamos lá?



INGREDIENTES


- 2 tabletes de 15g de fermento biológico (a receita original era com 2 colheres de chá de fermento biológico seco. Mas como eu não tinha, usei o em tablete mesmo)
- 5 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 180 ml de leite morno
- 340g de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal derretida
- 2 gemas (uma para a massa e uma para pincelar)
- Geleia (usei de morango, mas pode usar seu sabor preferido)
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)


MODO DE FAZER

- Numa tigela grande, misture o fermento com 2 colheres de sopa de açúcar e o leite morno. Deixe reservado em algum lugar sem corrente de ar por 5-10 minutos, até que apareça uma espuma na superfície (significa a reação do fermento).


- Adicione a manteiga, uma gema de ovo, o restante do açucar e a farinha de trigo. Misture com as mãos, até que forme uma massa bem macia, que desgrude da mão. Se precisar, acrescente mais farinha, mas o ideal é usar a menor quantidade possível, para que a massa fique bem leve e fofa.
- Sove a massa numa superfície limpa e enfarinhada, até que ela fique macia e elástica. Eu sovei por uns 10 minutos.


- Coloque numa tigela levemente untada com óleo, cubra com filme e deixe descansar num lugar sem corrente de ar, até que dobre de tamanho (eu deixei 1h30).


- Divida a massa em 8 partes iguais, faça bolinhas com essas partes. Achate as bolinhas para que forme um disquinho (não medi, mas na receita original diz que são 12 cm de diâmetro).


- Coloque uma colher (chá) da sua geléia no meio do disco e feche, juntando bem as pontinhas (fui juntando com os dedos e alisando, até que fechasse e se integrasse).


- Coloque as bolinhas de massa recheada em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe um bom espaço entre elas para que não grudem uma na outra depois de crescerem (eu deixei 2 dedos, e mesmo assim encostaram). Faça um cortezinho com a ponta de uma faca nas bolinhas.



- Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe descansar novamente até dobrarem de tamanho. Deixei por 1h10.



- Misture uma gema de ovo com uma colher (chá) de leite. Pincele os pãezinhos com essa mistura e coloque para assar em forno pré-aquecido a 170°C até que fiquem dourados. Os meus demoraram mais ou menos 20 minutos.


- Se quiser você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro. Coma morninho (cuidado com o recheio, estará bem quente) ou em temperatura ambiente. Uma delícia!!

RENDIMENTO: 16 pãezinhos recheados
TEMPO DE PREPARO: 3 horas e 40 minutos
DIFICULDADE: Fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 - R$ 6,00
FUNDO MUSICAL: Eagle Eye Cherry (adooooro!)


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Cozinha Perfumada disse...

Vivi adorei seus pães com geléia!! Parecem uma delicia!! Lindiinhos!!! Quanto a pizza sao 30g de fermento seco, êh que usei 3 saquinhos de 10g cada! Lembre que as pizzas tem que descansar antes de ir forno. Beijos e depois me conta como ficaram!

Patricia Scarpin disse...

Lindos! Cresceram que foi uma beleza, hein? Mão boa! :D

Cristina Luiz disse...

Adoro receitas de pães, esse parece muito bom, vou fazer no final de semana, bjos.

Postar um comentário