RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Almoço de Domingo: Salmão Grelhado com Molho Cremoso de Limão e Mostarda e Suflê de Cenoura - Parte I

Não sou muito boa com peixes. Acho que, se eu tivesse que escolher, seria o tipo de prato que eu diria que menos fiz e menos sei fazer. A única exceção é uma moqueca na panela de barro, que aprendi com minha tia quando era adolescente e nunca mais esqueci. Mas hoje de manhã eu acordei com uma vontade louca de superar os meus limites e fazer um peixinho pro almoço de domingo. Conclusão: eu e Americo (meu digníssimo) partimos para o Mercado de São Pedro aqui em Niterói para comprar uma bela posta de filé de salmão.

Posta comprada, voltamos para casa, veio a seguinte pergunta: e aí, o que fazer com isso agora? Para começar, eu nem sabia direito como tirar a pele da parte de baixo da posta, tampouco as espinhas. Sorte minha que Americo, treinadíssimo, sabia fazer! Lá fui eu toda pimpona aprender, com uma faca de sushi (sim, temos isso em casa e eu nem sabia!), como tirar a pele do salmão (pressione a posta para baixo com a palma da mão, venha com a faca bem afiada e corra rente por sobre a pele, deixando só o filé em cima). Depois foi a vez de tirar as espinhas (são grandes e grossas, dá para tirar com uma pinça grande de cozinha). E lá estava eu, toda faceira com minhas duas super postas de filé de salmão limpinhas e prontas para serem feitas.

Decidi que faria uma receita simples, já que não sou expert no assunto, e todos sabemos que o básico tem mais chance de dar certo do que o super elaborado. Fiz ele temperado, grelhado e com um molhinho cremoso para dar um tcham. Receitinha super fácil. Segue aí para vocês:


INGREDIENTES


- 2 postas de filé de salmão de 3 dedos de largura (aproximadamente 200g cada posta)
- Salsinha, sal e pimenta do reino preta à gosto para temperar o salmão
- 100ml (meia caixinha) de creme de leite
- 1 colher de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 colheres de azeite
- 1/2 colher de chá de mel
- Sal à gosto

MODO DE FAZER

- Tempere os filés de salmão com a salsinha, o sal e a pimenta do reino preta.
- Coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente. Quando a frigideira estiver quente, coloque os filés de salmão. Vá virando mais ou menos a cada 20 segundos, para que fiquem dourados em todos os lados. Não deixe fritar muito: 2 voltinhas na frigideira já são suficientes para que fiquem bem selados em volta, mas molhadinhos por dentro.


- Misture numa vasilha o creme de leite, a mostarda, o mel, o sal, o azeite e o suco de limão. Agora é só colocar por cima da posta do salmão já grelhado e está pronto!


O suflê de cenoura ensino como fazer na próxima postagem!

RENDIMENTO: 2 postas de salmão
TEMPO DE PREPARO: 15 minutos
DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 20,00 - R$ 25,00
FUNDO MUSICAL: Postishead (muito bacana!)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Americo Lobo Neto disse...

Que prato delicioso, o Salmão ficou em um ponto que manteve sua maciez, não ficou ressecado como costumam fazer por aí. Para quem gosta de comida japonesa, salmão crú é iguaria. Nesse caso ele cozido o suficiente para manter o interior levemente cru, uma delícia, demais!!! Adorei, minha mozis cozinha demais...

Fla disse...

Mandou super bem.
A combinação deve ter ficado maravilhosa.
Beijos

Cristina Luiz disse...

Que lindas postas de salmão, devem ter ficado uma delícia... também quero aqui em casa. Ficaremos aguardando a próxima surpresa....
bjos parabéns filhota você está se superando.

Postar um comentário