RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Recordar é viver... como tudo começou.

E cá estamos nós em um novo projeto! Já que tudo na vida tem um começo, decidi que um bom pontapé inicial para este blog seria postar um pequeno histórico sobre o meu gosto pela culinária. Afinal de contas, o que seria da vida sem as boas lembranças?


Descobri que o fascínio que as cores, texturas, cheiros, temperaturas e gostos produzem na minha vida são como magia. Sinto-me enfeitiçada  com o toque delicado do chantilly que derrete na boca, enebriada pela explosão de sabores que um bom molho produz ao banhar cada uma das minhas papilas, extasiada com o cheiro gostoso de café que posso sentir todos os dias pela manhã. Todas essas sensações e emoções fluem com tamanha harmonia que não poderia ter acontecido outra coisa senão paixão à primeira vista!


Tive a sorte de ter tantas "magas" enfeitiçando minha vida com seus temperos e sabores desde cedo. Ainda lembro das pizzas caseiras, do cuscuz com coco, e, quem diria! Da primeira vez que comi e gostei de jiló na minha vida! São tantas as memórias que não seria justo não citar a matriarca da minha família, Dona Nair, minha querida e amada avó, ou, como eu chamo, mãe com açúcar! 


Por sorte (não só minha!) esse dom passou de geração, e não posso esquecer do sorvete caseiro que minha mãe fazia para mim e meu irmão quando éramos crianças. E o pudim de leite, já tradicional em todas as celebrações da família? Com ela errei, aprendi, descobri e me apaixonei por uma das coisas que mais gosto de fazer: transformar a cozinha no meu templo de felicidade e descoberta. Muito obrigada mamãe!


Já que estou citando as co-responsáveis por incutir e incentivar esse hobby na minha vida, seria no mínimo injusto não citar aquela que me ensinou o melhor dos temperos, com mãos de anjo (ou maga?) que transformam simples ingredientes em delícias dos deuses. Tira Rita, madrinha, dinda, com quem passei tantas férias e com quem aprendi tanta coisa! E também rendo minha humilde homenagem à Tida Dalva, cozinheira de mão cheia, para 10 ou para 100 pessoas, sempre com amor e tempero inigualáveis! Por último, mas não menos importante, Tia Cida (que faz aniversário hoje, parabéns!), com seu incrível tempero mineiro, dando um toque da terrinha em minha vida!


 Priscilla Rocha (cunhada também com mão cheia), Tia Cida e Mamãe

Vovó Nair e Madrinha Rita


Esse é só um post inicial, para dar boas vindas a todos vocês. Espero que gostem, comentem, critiquem e voltem aqui outras vezes. Quero fazer deste um espaço para postar as receitas que eu mais gostei, descobertas culinárias (adoro coisas novas no mercado) e qualquer outra coisa relacionada ao mundo culinário. Sejam bem vindos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, parabéns!

Americo Lobo disse...

Vivian,

Que feliz idéia, reunir a arte da escrita com a arte da culinária.

Beijos.

Anônimo disse...

Ich hoffe ich werde viele gute Rezepte finde.!Hans

CRB disse...

Parabéns pelo site! Grande idéia. Na minha simplicidade e ignorância culinária, fiz ontem um jantar "mediterraneo". Sardinhas (de latinha) assadas no forno com azeite + Broscchetas (pão integral com tomate e alho )+ Vinho tinto! que tal?

Cristina Luiz disse...

Que bela idéia fazer o blog, lindo, belas lembranças de família, lembranças inesquecíveis e saudosas da infãncia dos meus amados filhos. O dom da culinária é um dom divino, pois agrega as pessoas e as tornam por algum momento mais felizes.

Cristina Luiz disse...

Vamos postar algumas receitinhas e para começar e combinando com este friozinho sulista ( como diz o Américo ) vamos postar as Receitas do Fondue de Queijo e o de Chocolate é bem facil e ótimo para receber os amigos para um bate papo. Vamos lá.

Fondue de Queijo
- 1 dente de alho
- 1 taça grande de vinho branco
- 200 grs de queijo fundido ( curado )
- 400 grs de queijo gouda

Amaçar o dente de alho e passar na panela toda, coloque o vinho e os queijos picados em pedaços pequenos e mexer até derreter tudo e depois coloque no richo. Servir com variados tipos de pão cortados em cubinho

Fondue de Chocolate
- 1 barra de chocolate ao leite
- 2 caixinhas de creme de leite.

Pique o chocolate e derreta em banho maria, depois de derreter apaque o fogo e acrescente o creme de leite e mexa bem. Coloque no richo.
Pegue alguma frutas que você goste, morango,abacaxi, banana, uva etc e corte em cubos e sirva com o fondue de chocolate quentinho
Hummmm que delícia!!!
Agora é só convidar os amigos para um carteado ou um bom bate papo...

Rita de Cássia disse...

Oi querida adorei sua ideia e quero fazer parte dele,claro os sabores são fascinantes vamos nessa,bjs.

Bia Paschoal disse...

Tá lindo, blog!
Vou fazer essa almôndega! Vc vai ser minha Julia Petit. Vou tentar fazer tudo que você fizer! Quem sabe assim eu não desenvolvo algum talento.

Postar um comentário