RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Camarão com Tomate, Champignon e Requeijão

Desde que eu criei o Temperaria muitas pessoas começaram a me pedir para cozinhar. Volta e meia eu escuto um "quando você vai fazer alguma coisa para eu provar?" ou "guarda um pedaço para mim" ou ainda "vamos marcar um jantar de sua autoria?". Eu acho isso tudo um barato, até porque tenho o maior prazer em cozinhar para meus amigos e minha família (não, não sou do tipo que cozinha mas não come, se deixar eu como tudo! rs).


Combinei com meus pais que tentaria fazer um prato diferente para eles por semana. Como não estou na casa deles todos os dias, tentei marcar todas as quarta-feiras (já furei na semana passada, mas eu estava de férias, o que é uma desculpa muito boa!). Esse foi o primeiro prato que fiz para eles depois desse trato, porque sei que minha mãe adoora camarão.

Eu também gosto de camarão, mas sou meio chatinha para comer. Não gosto de comer camarão em restaurante (tem um restaurante que eu gosto muito e sempre como, mas é a exceção), porque quase sempre acho que o camarão não é bem limpo. Eu tenho uma neura total com a limpeza do camarão, tiro aquela "tripinha" (não achei palavra mais agradável) preta que fica na parte de cima. Sim, eu faço isso com uma faquinha um a um. Muita gente diz que é loucura, que não faz mal, mas não adianta, a neura já existe, então me deixem limpar meus camarões!

Esclarecido esse ponto neurótico da minha personalidade camaronística, vamos ao prato! Servi com arroz branco e batata palha, que são dois acompanhamentos bem simples e que combinam super bem, mas tenho certeza que vocês podem dar ideias ainda melhores para acompanhar. Vamos lá:


INGREDIENTES

- 1/2kg de camarão limpo. Sugiro não utilizar um camarão muito pequeno, porque vai acabar se perdendo em meio ao molho. Eu usei o camarão tamanho M.
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de sopa de molho shoyu
- 1 colher de sopa de alho amassado
- 1 cebola picada
- 3 tomates maduros picados, sem sementes
- 1/2 xícara de molho de tomate pronto
- 2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho (coentro fica muito bom, mas na hora eu não tinha)
- 1/2 xícara de champignon fatiado (dos que vendem já cozidos em potes/saquinhos)
- 1 copo de requeijão de sua preferência
- Sal e pimenta à gosto
- Queijo ralado para gratinar


MODO DE FAZER

- Limpe bem os camarões. Tempere-os numa vasilha com o suco de limão, o alho e o shoyu. Reserve na geladeira por 30 minutos (aproveite esse tempo para picar o restante dos ingredientes).


- Coloque a cebola com o azeite numa panela, deixe fritar até ficar transparente. Junte o tomate e o cheiro verde. Deixe refogar até os tomates começarem a desmanchar.


- Junte o molho de tomate, o camarão e o champignon. Abaixe o fogo e deixe a panela semi-tampada por 3-5 minutos, até os camarões ficarem levemente cozidos. Não deixe muito tempo, para não perder o ponto do camarão.


- Desligue o fogo, junte o requeijão, o sal e a pimenta. Coloque numa vasilha de vidro e salpique um pouco de queijo ralado em cima. Leve ao forno pré-aquecido à 210°C até o molho ferver na tigela e o queijo gratinar (o meu demorou 25 minutos).




RENDIMENTO: Suficiente para 4 pessoas.
TEMPO DE PREPARO: 1h10
DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 24,00 - R$ 30,00

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Cristina Luiz disse...

Que Delícia!!! Lembranças de um Jantar maravilhoso, adooooro camarões de preferência sem tripinha, mas com tripinha também vai, o que os olhos não vê a boca senti...bjos vamos ver o que virá semana que vem .... bjos o obrigado...

Sabrina Bettini disse...

Vivan, você tá frenética! eu ainda tô querendo fazer a torta de bombom...e até agora não consegui tempo...assim eu nunca vou conseguir testar todas as suas receitas! :)

Acho melhor você abrir um restaurante! Assim eu posso provar tudo de bom que você sabe fazer! :D

Fla disse...

Compartilho da sua neura! E eu pra ajudar ainda sou alérgica acredita? Mas continuo amando camarão!
Lindo prato.
Bjs

maribel@blogspot.com disse...

Concordo com Binha sobre a ideia do restaurante!!
Adorei essa receita de camarao,é praticamente um estrogonoff.O que estragou um pouco pra mim foi o champignon que eu nao gosto,mas a cara ta otima!Outra coisa:Amei a Magali!!!!Hehehe
E nao se preocupe que mamar tem essa mania de limpar camarao e é melhor mesmo limpar :)
Beijoss

YES we Cooking disse...

Nossa, ficou lindo: caseiro e com um toque gourmet! Adorei! Virei seguidora.... Convido a conhecer o meu blog www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia

Postar um comentário