RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Tiradentes/MG: Restaurante Traga Luz

Alguns de vocês perceberam que fiquei a semana passada toda sem postar. Além de estar um pouco sobrecarregada no meu trabalho, o que não me dá muito tempo livre, também tive a felicidade de ir com meu amorzão numa viagem de 3 dias para Tiradentes, em Minas Gerais.


Quem não conhece a cidadezinha símbolo da Inconfidência Mineira, vale a pena. A cidade é uma gracinha, as igrejas e construções históricas dão um banho de cultura e beleza. As lojinhas de artesanato e os artistas locais são incríveis. E, claro, como não poderia faltar, tem vários restaurantes muito legais! 

Resolvi compartilhar com vocês uma descoberta durante a viagem, que foi o restaurante Traga Luz. Cotado entre os melhores da região (se não o melhor), tendo recebido a estrelinha do Guia Quatro Rodas já no seu primeiro ano (e em todos os anos subsequentes), o restaurante Traga Luz tem tudo para uma refeição incrível: lugar aconchegante e lindo, serviço muito bom, cardápio variado e surpreendente e comidas maravilhosas. 

Para ir é preciso fazer reserva, pois está sempre cheio e não dá para chegar na hora. O encantamento já começa na hora em que você senta à mesa, todas à luz de velas, com o textinho abaixo escrito no joguinho americano de cada um dos clientes (achei lindo, foi escrito pela dona muitos anos antes de abrir o restaurante, durante uma visita a Tiradentes):

"Primeiro eu vi a bica. Depois eu vi que ela formava pequeno poço forrado de pedras. E a água era pura, transparente. Então - neste poço enfiei os pés. Água muito fria. E logo após, na água que caía enfiei as mãos, e com elas em concha deixei que delas a água transbordasse. Foi então que lavei meus olhos, e em seguida minha boca, fazendo renascer em mim paisagens esquecidas, palavras já não ditas, projetos guardados em lugares desconhecidos. Foi nesta pia que gravei  no musgo a data deste batismo, e me vi com delicioso encantamento elaborar desenhos. Desenhos de sonhos; guardando entre os dedos pequenino ramo de delicadas flores, que guardada entre os papéis secaram com o tempo, permanecendo o pedido que fiz à natureza:  - que o novo ano me TRAGA LUZ!" (Zenilca de Navarro)

O cardápio deles é uma experiência à parte. Todo escrito e desenhado à mão, tem várias ilustrações baseadas nas Galinhas D'Angola, que viraram um dos símbolos do restaurante, sendo apelidadas de "Pintadas". No cardápio eles também dão várias dicas do que fazer e onde ir na cidade, além de apresentarem os cozinheiros e os pratos de uma forma bastante original. Deem uma olhada:



Eu e Americo escolhemos os dois pratos que mais nos chamaram atenção no cardápio (tarefa difícil, já que quase tudo chama a atenção!). Ele comeu um picadinho, que veio num maravilhoso molho escuro reduzido, com enroladinho de couve e cenoura, purê de batatas, ovo frito e banana assada com melado de rapadura. Uma delícia!



Já eu encarei um lombo crocante, empanado com parmesão e alecrim, acompanhado por arroz branco, purê de abóbora, abacaxi grelhado e espetinho de quiabo enrolado no bacon, além de molho agridoce apimentado à parte. Realmente um LUXO! Uma maravilhosa combinação de cheiros, cores, texturas e sabores.



Pedimos a sobremesa mais tradicional deles, que consiste numa goiabada cascão prensada contra farofa grossa de nozes, frita na manteiga, sobre cama de catupiry e com sorvete de goibada. Uma mistura realmente interessante de doce/salgado, quente/frio, crocante/macio.


Enfim, resta dizer que a viagem foi maravilhosa, tendo o jantar no Traga Luz sido um dos pontos altos!
Uma boa semana a todos vocês, prometo postar receitinha nova até quinta-feira. Beijos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Americo Lobo Neto disse...

Hum, adorei esta experiência, texturas, sabores, aromas, quente e frio no mesmo prato, tudo ali, para promover uma explosão combinatória sensorial, adorei! Ainda mais bem acompanhado como eu estava....

Cristina Luiz disse...

Adorei a dica, assim que puder irei a Tiradentes, pelo que foi descrito tenho certeza que irei gostar. bjos

Vivi Trojan disse...

Ai, Vivian! Fiquei apaixonada por esse seu post. Todas as experiências foram tão detalhadas que quase pude me sentir no Traga Luz com meu maridinho!! Parabéns pelo blog. Sucesso total. Desejo que vc nunca perca a inspiração e continue nos inspirando. =)

Postar um comentário