RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Pizza Caseira

Há alguns dias atrás estava passeando pelo blog da Maria Tereza, o Cozinha Perfumada, e vi a receitinha delícia dela de pizza caseira. Logo vieram as lembranças das pizzas caseiras feitas pela minha avó desde minha infância, que, aliás, ela faz até hoje. A vontade foi incontrolável: decidi fazer naquela mesma hora!


Diminui um pouco a receita, já que era só para dois, mas ficou muito bom. Uma receita rápida e fácil, para qualquer hora do dia ou da noite. 



INGREDIENTES


- 150 g de farinha de trigo
- 120 ml (1/2 xícara) de água morna
- 15 g (1 1/2 pacote) de fermento biológico seco
- 60 ml (1/4 xícara) de óleo vegetal
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colherinha de café de açúcar
- 1 colher de sopa de vodca (para a massa ficar crocante - funciona!)

MODO DE FAZER

- Dissolvam o fermento na água morna e reserve por 5 minutos, até que apareça uma espuminha na superfície (significa a reação do fermento).
- Adicione o óleo, a vodca, o sal e o açúcar. Misture tudo bem.
- Vá juntando a farinha de trigo aos poucos, juntando os ingredientes com as mãos, até a massa ficar homogênea. Vá sovando numa superfície levemente enfarinhada, por aproximadamente 5 minutos. A massa desgruda da mão, mas fica bem mais levinha que a de um pãozinho. Caso precise de mais farinha (não precisei), use a menor quantidade possível, para a massa ficar bem levinha.


- Coloque a massa para descansar em uma tigela untada com um pouquinho de óleo, por aproximadamente 1 hora. É importante que seja um lugar quente, sem correntes de ar (coloquei dentro do forno do fogão, desligado).

- Estique a massa numa forma no formato de sua preferência. Apesar da tradição ser redonda, eu estiquei a massa numa travessa retangular. Deixei a massa com aproximadamente 1 cm de altura (pode ser mais fina ou mais grossa, ao seu gosto).
- Cubra a massa com o recheio de sua preferência. Eu utilizei meu molho de tomate caseiro, misturado com um pouco de ketchup, mussarela, blanquet de peru, catupiry e orégano. Ficou ótimo!



- Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200°C (deixei pré-aquecer por 10 minuto). Minha pizza assou em 35 minutos. Bom apetite!


RENDIMENTO: 1 pizza grande
TEMPO DE PREPARO: 2 horas (incluindo tempo de preparo da massa e para assar a pizza)
DIFICULDADE: Fácil
PREÇO MÉDIO: até R$ 3,50 para a massa, mais o valor do recheio, que pode variar muito.
FUNDO MUSICAL: U2 - With or Without You. Linda!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

cristina disse...

Nossa, coisa da vovó Nair mesmo, até hoje sempre tem pizza na casa dela toda vez que vou lanchar com ela, que delícia. Mamãe é ótima nisso....

Unknown disse...

Olá Vivian

Retribuindo e agradecendo sua visita ao EternosPrazeres, te deixo meu abraço e votos de sucesso com o blog!

Renata Boechat

Cozinha Perfumada disse...

Oi Vivi!! Obrigada por ter me citado na receita, fique a vontade !!! Deve ter ficado deliciosa sua pizza, ficou com uma cara ótema !!:D Certeza que fez sucesso! hihih Humm sabe que deu até vontade de fazer no fim de semana?! rs Beijos grandes ! Tereza

Postar um comentário