RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Muffins de Banana com Cobertura Crocante de Canela

Estava dando uma passeada nos blogs amigos e vi duas receitas de muffins que me interessaram muito. Um era um muffin de banana que parecia uma delícia, super fofo, e outro um muffin de canela que tinha uma cobertura crocante também de canela. Imediatamente pensei: essas duas receitas juntas num bolinho só vai ficar uma loucura! Não é que eu estava certa?


Claro que o fato de eu ter acabado de comprar forminhas de silicone, forminhas forneáveis de papel para cupcakes e novas tigelas inox nem influenciaram minha vontade de fazer essas delícias... hehehe

O bom dos muffins é que são super saborosos, facílimos e rápidos de fazer. Para um café da manhã mais caprichado ou um lanchinho de fim de tarde são uma ótima pedida.


INGREDIENTES DA COBERTURA DE CANELA



- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 70g de manteiga sem sal gelada, em cubinhos


INGREDIENTES DA MASSA


- 2 bananas prata maduras, amassadas com um garfo
- 1/2 xícara (125 ml) de leite (usei semidesnatado)
- 75g de manteiga sem sal derretida (fria)
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 xícaras (250g) de farinha de trigo
- 2/3 xícara (115g) de açúcar demerara
- 2 colheres de chá de fermento em pó químico
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio


MODO DE FAZER

- Comece pela farofinha que é a base da cobertura crocante. Misture a canela, o açúcar mascavo e a farinha de trigo numa tigela. Junte a manteiga e vá incorporando-a aos secos com a ponta dos dedos, até formar uma espécie de farofa úmida meio grossa. Guarde na geladeira.


- Coloque todos os secos (farinha, açúcar, fermento e bicarbonato) peneirados numa tigela. Misture-os bem. Reserve.
- Numa outra tigela misture o restante dos ingredientes (a banana, o leite, os ovos, a manteiga e a essência de baunilha. Misture bem esses ingredientes, depois junte-os à mistura de ingredientes secos. Misture rapidamente, só para integrar os ingredientes. Os muffins não são batidos e não ficam com uma massa homogênea como um bolo. O ideal é deixá-lo meio pedaçudinho mesmo. Lembre-se, quanto mais bater, menos fofo ficará seu bolinho.


- Coloque a massa nas forminhas untadas, ou com uma forminha de papel para cupcakes (forneável) dentro. Deixe pelo menos um dedo de espaço livre até a borda das forminhas, pois a massa cresce bem.


- Agora coloque aquela farofinha de canela no topo de cada bolinho. Aperte um pouquinho com os dedos, para que grude na massa (de leve).


- Leve ao forno pré-aquecido a 190°C por aproximadamente 30 minutos, até os muffins assarem e ficarem douradinhos (levemente dourados, se deixar demais a massa resseca).
- Coloque os muffins numa gradinha para secar por uns 15 minutos e está pronto para comer!


RENDIMENTO: o meu rendeu 11 muffins
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos + 15 minutos para esfriar
DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 - R$ 6,00

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vivian,dessa vez eu nao consegui comentar com a minha conta,entao estou como anonima.Adorei esse bolinho!!!Deve ficar uma delicia!
Beijos

Anônimo disse...

Mariana:D

cristina luiz disse...

Uma delícia o sua bolinho, além de serem chiquinho para um lanche com os amigos. Gostei, bjos saudades...

Cozinha Perfumada disse...

Oi Vivi!! Que delicia esses muffins !! Combinam muito com um cafézinho ou lanchinho né!! Quando fiz, duraram pouco tempo porque ficam irresistíveis!rs Adorei sua cobertura de canela !! nham ! Beijos Tereza

Postar um comentário