RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Focaccia com Parmesão, Alecrim e Flor de Sal

Focaccia é um dos pães favoritos do Americo, então eu sempre quis fazer. Há alguns dias comprei uma flor de sal com sabor de manjericão, e já imaginei como ficaria bom numa focaccia. Não teve jeito, tive que experimentar!

Confesso que não é uma das minhas receitas preferidas de pão, já que prefiro pães recheados e fofinhos. Mas ficou realmente uma delícia! Fiz domingo passado, no dia seguinte ainda tinha sobrado e fiz um sanduíche com molho de tomate e queijo canastra derretido, ficou uma coisa boa demais! Essa focaccia quentinha, logo que sai do forno, fica muito boa servida com uma taça de vinho tinto num fim de dia. Vale a pena!



INGREDIENTES


- 4 xícaras cheias (620-640g) de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 xícara (375 ml) de água morna
- 1/2 xícara (120 ml) de azeite
- 1 envelope de 10g de fermento biológico seco
- 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso
- Alecrim (fresco ou desidratado, usei o desidratado, não tinha o fresco na hora)
- Pimenta do reino preta em pó

MODO DE FAZER

- Dissolva o fermento em 1/2 xícara de água morna e 1/2 colher de açúcar. Deixe reservado por 10 minutos, até formar uma espuminha na superfície (reação do fermento).


- Junte o restante da água e do açúcar, o sal, 60 ml de azeite e 1 xícara da farinha de trigo. Bata na batedeira por uns 2 minutos. Junte mais uma xícara de farinha e bata mais um pouco.


- Vá juntando a farinha aos poucos. Como minha batedeira não é uma planetária ou uma Kitchen Aid, em determinado momento precisei passar a massa para uma superfície enfarinhada e continuar agregando a farinha com as mãos, sovando a massa. Faça isso até a massa desgrudar da mão (lembre-se, quanto menos farinha mais fofa a sua massa). Sove por uns 10 minutos até a massa ficar lisa e homogênea.
- Coloque numa tigela untada com um pouco de azeite, cubra com filme e deixe descansar por uns 40 minutos. A massa vai praticamente dobrar de tamanho.


- Forre uma forma retangular com papel manteiga e unte papel com mais um pouco de azeite. Coloque a massa na forma e estique a massa com as mãos até ocupar toda a forma, ficando com mais ou menos 2 cm de altura. Cubra com filme novamente e deixe descansar por mais uma hora.


- Nessa altura a massa terá dobrado de tamanho novamente. Faça furinhos com os dedos em toda a massa (não precisa tocar a frigideira, fure mais ou menos 2 cm de profundidade). Jogue o azeite que restou por sobre a massa, cubra novamente com filme e aguarde mais 30 minutos.


- Salpique o alecrim, o parmesão, a pimenta do reino e a flor de sal sobre a focaccia. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos (até ficar dourado em cima e embaixo). Eu acabei deixando uns 5 minutos a mais do que devia, achei que as bordas ficaram um pouco depois do ponto, mas nada demais.


- Retire da forma (o papel vai te ajudar muito agora), coloque sobre uma grade para esfriar e está pronto! Bom apetite!


RENDIMENTO: 1 focaccia retangular grande
TEMPO DE PREPARO: 3 horas
DIFICULDADE: média
PREÇO MÉDIO: R$ 6,00 - R$ 8,50

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

analicks disse...

Oba! Agora so falta eu tambem ganhar ferias para ter tempo de cozinhar coisinhas boas como essa. Bjs. Ana Licks

Postar um comentário