RSS

Este é um espaço para falarmos de culinária, gastronomia, receitas e temperos! Não deixe de dar a sua contribuição!

Empadão de Frango com Requeijão

Esse é um dos campeões de audiência da família e dos amigos. Pedem tanto para eu fazer que acabei enjoando! Fiquei uns cinco meses sem fazer, mas no final de semana passado resolvi aproveitar que tinha os ingredientes em casa e atender aos pedidos das crianças (e dos adultos). Foi nosso almoço de dia dos namorados em família!!


A massa dessa receita eu aprendi com minha madrinha Rita, cozinheira de mão cheia. É bem levinha e pode ser utilizada para qualquer recheio de empadão ou empada. Já o recheio eu inventei mesmo. Quem quiser pode usar catupiry no lugar do requeijão (vocês vão reparar que eu não costumo usar catupiry, mas é porque eu realmente não gosto muito). Vou explicar o recheio antes da massa, já que é nessa ordem que eu faço.


INGREDIENTES DO RECHEIO


- 1 kg de peito de frango (é só do peito mesmo. Se comprarem o peito inteiro, com pele e osso, devem comprar de tamanho suficiente que dê um quilo só de carne)
- 1 cebola grande picadinha
- 4 dentes de alho amassados
- 3 tomates picados
- 1 colher de sopa de cheiro verde picadinho
- 300 gr de molho de tomate pronto (eu uso o molho de tomate caseiro que postei aqui, mas podem usar um pronto qualquer de supermercado)
- 1 colher de sobremesa de gengibre em pó (opcional)
- 1 sachê (ou um tablete) de caldo de frango
- 1 copinho de requeijão (200 gr)
- Sal e pimenta calabresa a gosto


MODO DE FAZER DO RECHEIO

- Coloque o peito de frango para cozinhar em água. Depois de cozido, deixe esfriar um pouquinho, o suficiente para que você consiga desfiá-lo. Reserve.
- Coloque a cebola picada em uma panela com um fio de azeite ou óleo (sua preferência). Quando ficar transparente, coloque o alho e o cheiro verde. Quando o alho estiver dourado, coloque os tomates picados. Deixe refogar por 2 minutinhos em fogo médio, mexendo para não grudar no fundo.


- Adicione o molho de tomate e todos os temperos que sobraram (caldo de frango, pimenta calabresa, gengibre e sal). Em seguida, coloque o peito de frango desfiado. Baixe o fogo, misture e deixe tampado por 5 minutos, mexendo eventualmente para não grudar no fundo. Esse recheio é bem sequinho (não pode ter água para não estragar a massa do empadão. Desligue o fogo, coloque num pote e deixe esfriar (coloquei também cenoura ralada, aproveitando que estava com as crianças. Mas isso não faz parte da receita original).



 INGREDIENTES DA MASSA


- 850 gr de farinha de trigo
- 2 tabletes de 200 gr de manteiga com sal (temperatura ambiente)
- 2 gemas de ovo


MODO DE FAZER DA MASSA

- Aqui não tem muito segredo. Junte todos os ingredientes numa vasilha larga e vá incorporando com as mãos. Esse processo demora uns 15 minutos, que é o tempo da manteiga e a farinha irem se integrando. Vá sovando essa massa até que ela fique homogênea e solte da mão (é uma massa bem molhadinha, mas não grudenta). Pode colocar um pouco mais de farinha se achar que ainda está grudando nas mãos (normalmente não é necessário). O ponto é esse aqui da foto:


- Forre seu tabuleiro todo com a massa, deixando mais ou menos 0,5 cm de massa no fundo e nas laterais (se gostar mais grosso, fica a seu critério). Feito isso, coloque o recheio (que deve estar morninho ou frio, não quente), e cubra com uma camada de requeijão.


- Agora é a hora de tampar o seu empadão. A maioria das pessoas tem problemas justamente aqui, porque a massa é muito molhadinha, então é difícil fazer um tampo. Uso a seguinte técnica: coloco papel alumínio ou filme na mesa, faço uma camada de 0,5 cm de massa nele, e depois viro em cima do empadão. A sua tampa está pronta!


(Esqueci de tirar a foto do empadão pronto antes de assar. Estava com crianças e visita em casa, então na hora eu me enrolei e coloquei direto para assar.)

Pincele gema de ovo para que fique douradinho depois de assado. Feito isso, colocar em forno pré-aquecido a 200º C e deixar assar por aproximadamente 45 minutos (até que o tampo fique douradinho, mas tomar cuidado para o fundo não queimar!).

Essa receita todos podem fazer sem problema, é sucesso garantido! Boa sorte e aproveitem!!

RENDIMENTO: Fiz 2 empadões, 1 retangular de +/- 1,2kg e outro oval menor de +/- 800gr. Isso serve para 8 pessoas almoçarem fartamente.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas e 15 minutos.
DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 20,00 - R$ 24,00
FUNDO MUSICAL: o primeiro CD do Metallica que dei de dia dos namorados para o meu amado!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Cozinha Perfumada disse...

Oii Vivi !!Que lindo seu empadão de frango!! É sempre uma boa pedida hein! E esse passo a passo ficou ótimo!! Super explicadinho,adorei!! Beijos e sucesso!! Tereza

Cristina Luiz disse...

Esse empadão é o carro chefe da nossa Mestre Cuca, é muito bom, vale a pena fazer, é uma delícia.

Postar um comentário